A TV de alta definição não é fracasso

Correm pela internet muitos e-mails, colocando a implantação do HDTV, a TV de alta definição, como um fracasso no Brasil.

Mas não é verdade. O HDTV não é fracasso nenhum, é uma beleza, é uma maravilha, funciona bem, é algo bom de se ver e está se tornando cada vez melhor, sendo ajustada dia-a-dia. Estou falando em qualidade tecnológica, não necessariamente a conteúdo de programação.

O que aconteceu é que muitos espertalhões quiseram se aproveitar do momento para extorquir a população, em São Paulo, onde ela foi lançada primeiro, em dezembro de 2007, cobrando valores absurdos pelos equipamentos conversores, chamados "set top box". Lojistas chegaram a fazer lobbys, na região da Santa Ifigênia em São Paulo, que é o maior centro de eletrônica do País, para que equipamentos não fossem vendidos a menos de 800 reais. A ordem era meter a mão mesmo.

Felizmente o povo paulistano não foi bobo e deu uma boa resposta, num modelo que todo brasileiro deve copiar. Boicotou, pra valer, não se deixou levar pela empolgação e sair comprando, comprando e comprando. Os espertalhões quebraram a cara, ficaram sem saber onde enfiar os seus estoques, insistiram em não baixar os preços e o povo insistiu em não comprar. Que bom seria se o brasileiro fizesse assim sempre.

No começo foi mesmo um fracasso, porque o número de pessoas que adquiriram a novidade, por conta disto, foi muito aquém do que esperava o governo e as emissoras de televisão.

Acontece que agora a coisa se normalizou, depois de um ano. O conversor barateou, existem várias opções em preços bem mais acessíveis, e muita gente já está comprando.

Tem um detalhe: Não foi implantado ainda o tal GINGA, que é o sistema que proporciona a interatividade do sistema, aquela idéia que permite ao telespectador votar, dar opinião, comprar e participar do programa, ao vivo, quando ele está sendo apresentado. Mas é questão de tempo. Eu não entendo o porquê disto estar demorando tanto assim, já que funciona bem em outros países, mas daí a considerar como fracasso, não tem sentido.

O HDTV vale a pena, sim, e eu recomendo aos meus amigos, caso queiram melhorar a televisão da sua casa e possuem condições para isto, que adquiram os equipamentos.

Apenas coloco, em nível de sugestão, a aqueles que me perguntam sempre sobre qual tipo de televisor devem adquirir: Se você puder comprar um FULL HD, aquele que tem resolução de 1920x1080 é bem melhor. Custa um pouco mais, sim, mas, a partir do momento que você ver um filme ou uma produção qualquer feita em BLUE RAY, que é o novo modelo de DVD, você vai saber porque estou indicando isto. O Blue Ray ainda está um pouco caro, mas a tendência é também baixar os preços e todo mundo vai ter em casa, do mesmo jeito que mudaram do velho VHS para os DVDs que todos nós conhecemos.

Vale lembrar, também, que o seu velho televisor nunca será um HDTV, com a simples compra de um set top box, como quis fazer crer o governo, no início. Ele apenas terá uma melhora de imagem e nada mais. Para ser HDTV tem que ser um televisor, destes modernos, que já foram fabricados para isto, com alta resolução.


Abraços

Alamar Régis